Equipe


COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Ms. Paulo Maurício de Oliveira Vieira

(Casa da Saúde-SUS-SJDR/DEMED-UFSJ)

Cinzia Diniz Antonini (Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica)

Profa. Dra. Juliana Monteiro (COTEA-UFSJ)

Maria Cordélia Galasso (Cantoterapeuta-SP)

 

Alunos do Curso de Medicina da UFSJ – Campus Dom Bosco

Julia Serpa Miranda

Lydiane Coelho de Macedo Andrade

Victória Maria Amorim Romualdo

Ana Carolina Lemos de Oliveira

Beatriz Biasi Gin da Costa

Thais Lany de Oliveira Leão

Gustavo Ribeiro de Souza Filho

Jonas Augusto Ramos

Luiz Guilherme Zanovello Perantoni

 

Alunos voluntários e bolsistas da UFSJ: vinculados ao NAPI (Núcleo A Poética do Invisível) e ao grupo de pesquisa Artes da Cena e Práticas de Autodesenvolvimento, do CNPq

Aline Ferreira

Sebastian Júnior

Secretaria DEMED

Bruna Adrieli

Fabiana Maria 

 

Arte Gráfica e Divulgação

Priscila Natany

 

Apoio Externo

Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Minas Gerais

Associação Comunitária Yochanan 

Instituto Mahle 

 

Demais voluntários 

Ana Luiza Marzano de Assis

Angela Maria Silveira Ferreira

Angélica Aparecida Amarante Terra

Janaina Nazaré da Silva

Lea Terezinha de Almeida dos Santos

Marilane Aparecida dos Santos Sotani

Martha Lages Rodrigues (Monja Waryu)

Mary Terezinha Oliveira Carvalho

Meirize Aparecida Rios de Carvalho

Rosana Conceição de Oliveira

Rosilene Alves Ribeiro Strecker

Rúbia Mara Ribeiro

Rosangela Auxiliadora de Moura

Sônia Regina Abreu Rios

Vera Lúcia Aparecida de Carvalho

Vera Lúcia Alves Guimarães


Participantes Convidados

Fátima Guedes

Gelza Matos Nunes

Jaqueline Aguiar Volkmann Amaral

Laís Maria Santos Valadares e Valadares

Marilise de Andrade Paraízo

Rita Rahme

Alex Mourão Tezzi é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus São João del-Rei. Possui graduação em Direito e Licenciatura em Letras. É mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006) e doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela PUC - MG (2014). É Instrutor de Mindfulness certificado pelo MENTE ABERTA - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professor convidado da pós-graduação em Mindfulness nesta universidade e pós-doutor em Estudos da Linguagem e Mindfulness (UFOP/UNIFESP).

Andréia Anhezini da Silva é Mestre em Música pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2009). Possui Bacharelado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP-1996), Canto Lírico pela Escola Municipal de Música de São Paulo (1997) e Piano pela Escola de Música da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP-1985). Fez cursos na área do Canto, com enfoque na relação da voz com o movimento com pesquisadoras de áreas afins como Wânia Storolli (Respiração, Canto e Movimento), Raquel Ornellas (Teatro Físico e Vocal), Vera de Canto e Mello (Método Elisabeth Howard) e, de 2012 a 2016 fez curso completo de formação em Canto e Cantoterapia sob os fundamentos da Escola do Desvendar da Voz, pela Escola Raphael do Brasil, na Associação Sagres em Florianópolis – SC. Durante esta formação ministrou as disciplinas de Canto Coral e Regência para a turma II. Atualmente, vem ministrando a disciplina Canto Coral para a turma III do curso de formação em Canto e Cantoterapia da Escola Raphael do Brasil.  Desde novembro de 2017 é integrante do conselho pedagógico do referido curso.

Ariane Gianfelice de Castro é médica especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família - SOBRAMFA com título de especialista pela Associação Médica Brasileira - AMB. 

Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Umiversidade Federal de São Paulo - UNIFESP com pós graduação em Cuidados Paliativos pela São Camilo. Pós-graduação em Medicina Antroposófica pela Associação Brasileira de Medicina Antroposofica - ABMA São Paulo. 

Trabalha como coordenadora clínica do Ambulatório Médico Terapêutico da Monte Azul desde 2012 com foco em atendimento a pessoas em vulnerabilidade social. Presidente da Associação Amigos da Arte do Medicar Antroposófico, Associação responsável pela ampliação do acesso ao tratamento medicamentoso Antroposófico no Brasil para pessoas em vulnerabilidade.

 

Cinzia Diniz  Antonini é médica antroposófica, de família e comunidade. 

Médica Escolar do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais e presidente da ABMA Regional (2018-2020).

Claudia McKeen nasceu na Alemanha onde se formou em medicina, com especialização em medicina antroposófica. Ali atuou até sua aposentadoria em Clínica Geral e como médica escolar em Jardins de Infância e Escolas Waldorf. É docente em Seminários de Pedagogia Waldorf, palestrante em diversos Congressos, co-autora dos livros Diretrizes para a Pedagogia Waldorf do nascimento até os três anosDiretrizes para a Pedagogia Waldorf dos três anos aos 7 anos.

Durante 20 anos editou a revista Medizinisch - Pädagogische Konferenz für Ärzte, Lehrer, Therapeuten und Extern [em tradução livre: Colóquio médico-pedagógico para médicos, professores, terapeutas e pais]. Desde 2016 vive no Brasil, onde está à frente da Formação em Medicina Pedagógica.

Daniel Lopes de Freitas é licenciado em Música pela UFMG, trabalhou no Conservatório Estadual de Música "Renato Frateschi", em Uberaba/MG, como pianista correpetidor das classes de canto e disciplinas teóricas; Fez parte da segunda turma do curso "Antropomúsica", promovido pelo Instituto Ouvir Ativo, em Botucatu/SP e concluiu em 2016 a Formação em canto e cantoterapia, na instituição antroposófica "Associação Sagres"; Conduz oficinas livres de prática vocal, rítmica e movimentos corporais, com base na Escola do Desvendar da voz, na "Inventaria de ideias", espaço de vivências terapêuticas em Uberaba/MG, onde reside. 

 

Fernanda Camarano é médica formada pela UFMG, com residência em pediatria pela FHEMIG e formação em medicina antroposófica no Centro Paulus de estudos goethenisticos. Formação em Biografia humana pela ELEB São Paulo. Facilitadora de grupos de desenvolvimento humano no SUS/BH  no período 2013 a 2016.

Francisca Cavalcanti é mestre em Educação Musical, pela UDESC/SC.  Pós-Graduação/Especialização em Musicoterapia, pela UNISUL/SC. Especialização em Pedagogia Waldorf, pelo Institut für Waldorfpädagogik, Alemanha. Especialização em Canto Werbeck pela Escola Desvendar da Voz, Bochum, Alemanha. Professora de Classe (1. a 4. ano Waldorf) e professora de Música (1. a 6. ano Waldorf) na Escola Waldorf Anabá, Florianópolis/SC. Diretora da Associação SAGRES durante 09 anos. 

Lucia Helena Pena Pereira é graduada em Letras pela UFRJ e em Pedagogia pela UERJ. Mestre e Doutora em Educação pela UERJ e UFBA. Professora aposentada da UFSJ onde atuou no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente ministra palestras e oficinas para educadores. Coordena danças circulares e Bioexpressão no trabalho de formação de professores e com grupos de autoconhecimento e autopercepção.

Lu Horta é cantora e compositora, é integrante fundadora do grupo de percussão vocal e corporal Barbatuques. Faz direção artística e musical de espetáculos e compõe trilhas sonoras para filmes e companhias de dança. Na área pedagógica, é professora de canto, de percussão corporal e preparadora vocal. Possui bacharelado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é Arte-educadora pelo método PAM (Percepção e Alfabetização Musical através de canções) com Ricardo Breim (SP), cantoterapeuta pela Escola Raphael de Canto e Cantoterapia, fez os cursos “A arte do canto e o desenvolvimento individual” e “O ouvido e a arte do canto”, ministrados por Thomas Adam, pesquisador suíço da Escola Desvendar da Voz (Alemanha), realizou estudos de percussão vocal e corporal com os músicos Stênio Mendes e Fernando Barboza, e rítmica com o professor José Eduardo Gramani, estudos de técnica vocal com Maurício Martinazzo e o curso “Audio-Vocal”, primeiro módulo, no Instituto Tomatis, em Paris.

Maria Célia Guedes é cantora, terapeuta artística e psicóloga. Autora do livro "Valborg Werbeck-Swärdström, uma história do canto desvendado" que trata da biografia da fundadora da Escola do Desvendar da Voz. Nascida em Passa-Quatro, Sul de Minas Gerais. Desde crianca esteve em contato com a música: canto, violão e piano. Formou-se em Pedagogia Waldorf, Terapia Artística na Europa, Biografia Humana.  Finalmente conheceu a Escola do Desvendar da Voz, na Alemanha, assim como a Lira tornou-se o seu instrumento principal de trabalho. Trabalhou durante vinte anos com o "Coral Infantil Canto da Serra",  que fundou em 1993. Criou a "Casa da Fonte" em Passa-Quatro, onde trabalha atualmente levando impulsos pedagógicos, terapêutico-artísticos na própria cidade em forma de cursos cantantes, vivências e workshops e outras cidades como Rio de Janeiro, São João del Rei, Tiradentes e Belo Horizonte.

Mário Zoriki tem formação em Pedagogia, Psicologia Escolar e Quirofonética. Atuou no Colégio Micael (escola antroposófica), São Paulo como professor de classe de 1981 à 1988. Desde 1988 trabalha na "Associação Comunitária Monte Azul", ONG que atua em comunidade de risco social, na cidade de São Paulo. Mário possui uma vasta experiência de prática em pedagogia antroposófica em comunidade carente sendo, atualmente, orientador pedagógico da "Escola de Resiliência Horizonte Azul-A Caminho de Um Bairro Educador", periferia de São Paulo.

Meca Vargas é regente, cantora e violinista com capacitação em instrumentos antigos, formada em São Paulo. Trabalhou durante 35 anos com a Pedagogia Waldorf, ensinando música a crianças e jovens, desenvolvendo o currículo de música do ensino fundamental e formando orquestras e coros na Escola Waldorf Rudolf Steiner. Como terapeuta concluiu sua Graduação (1996) e Pós-Graduação (2002) em Musicoterapia na FPA em São Paulo. Formação em Canto e Cantoterapia pela Escola Desvendar da Voz na Alemanha (1992) trouxe essa metodologia para o Brasil em 1989. Completou a formação pela Escola Raphael de Canto e Cantoterapia em Junho de 2011, em Florianópolis. Na Formação em Biografia Humana, em 2006 na Artemísia, desenvolveu o projeto na “Biografia através da Música”.  É fundadora, coordenadora e docente do Antropomúsica - Curso de Formação em Música à luz da Antroposofia e na Pedagogia Waldorf . É docente do Curso de Formação de Professores Waldorf em S.Paulo. na Faculdade Rudolf Steiner. Faz parte do corpo de terapeutas da Clínica Tobias desde 1996, tendo participado de vários congressos e simpósios médico-terapeuticos. De 2008 a 2010 realizou um projeto de Cantoterapia na Penitenciária Feminina da Capital.

Reinaldo Costa do Nascimento é terapeuta social, educador físico. Integrante do time internacional da Pedagogia de Emergência desde 2011 com o qual participou de várias intervenções ao redor do mundo, entre elas: Quênia (2012), Líbano e nas Filipinas atingidas pelo furacão (2013); na Faixa de Gaza (2014), várias intervenções em vários campos de refugiados no Curdistão-Iraque (2014,15,16,17);  Nepal e França (2015); Equador (2016) e México e Janaúba – Minas gerais (2017). Trabalha na formação de professores e educadores em várias comunidades brasileiras, Colômbia, Suiça, Alemanha, Estados Unidos e Curdistão-Iraque.

Sebas(Tião) Guerra é consultor de processos de desenvolvimento. Desde 1979 trabalha em instituições sociais, culturais e ambientais, com gestão e desenvolvimento organizacional e apoiando o fortalecimento das pessoas nelas envolvidas. Atuou por 35 anos como professor público, tendo sido diretor do Instituto de Educação de Nova Friburgo, da Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz e coordenador regional (Região Serrana do Rio de Janeiro) da FIA/RJ. Realizou estágios no campo educacional e social na França, Suíça, África do Sul e Moçambique. Atuou  em processos envolvendo 12 países, junto a Fundação Nelson Mandela, JHB. É graduado em Pedagogia, com especializações em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social. Também é músico, trilheiro e contador de histórias; pratica e acredita na arte como instrumento de trabalho e de desenvolvimento pessoal e social.Sebas(Tião) Guerra - Consultor de processos de desenvolvimento. Desde 1979 trabalha em instituições sociais, culturais e ambientais, com gestão e desenvolvimento organizacional e apoiando o fortalecimento das pessoas nelas envolvidas. Atuou por 35 anos como professor público, tendo sido diretor do Instituto de Educação de Nova Friburgo, da Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz e coordenador regional (Região Serrana do Rio de Janeiro) da FIA/RJ. Realizou estágios no campo educacional e social na França, Suíça, África do Sul e Moçambique. Atuou  em processos envolvendo 12 países, junto a Fundação Nelson Mandela, JHB. É graduado em Pedagogia, com especializações em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social. Também é músico, trilheiro e contador de histórias; pratica e acredita na arte como instrumento de trabalho e de desenvolvimento pessoal e social.

Sonia Setzer é formada em medicina pela FMUSP. Especialização em Medicina Antroposófica em Arlesheim, Suíça. Atuação em Clínica Geral de adultos e crianças. Médica escolar da Escola Rudolf Steiner de São Paulo de 1972 a 1999. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA) de 1991 a 1999. Desde 1998 é coordenadora do Ramo Rudolf Steiner de São Paulo, da Sociedade Antroposófica no Brasil. Desde 2016 é uma das Secretárias Gerais da Sociedade Antroposófica no Brasil. Atualmente dedica-se à docência (principalmente nas áreas médica e pedagógica e de antroposofia geral, entre outros), além de fazer traduções de obras antroposóficas. Autora dos livros: Parsifal, um precursor do ser humano moderno Enfermidade e Cura – O caminho interior do terapeuta à luz da cura do Rei do Graal.